Ação conjunta em dois hospitais universitários do estado oferece cirurgias, consultas e exames para diminuir as filas de espera. (Foto: Reprodução)
Pernambuco se destacou na última edição do mutirão do programa Agora Tem Especialistas, que visa reduzir as filas do Sistema Único de Saúde (SUS). No sábado (13), o estado realizou 682 atendimentos, entre cirurgias, consultas e exames, nos dois hospitais universitários federais que participaram da ação.
O Hospital das Clínicas (HC-UFPE), no Recife, foi o que mais atendeu no estado, com 483 procedimentos, incluindo 45 cirurgias, 65 consultas e 373 exames. Já o Hospital Universitário da Universidade Federal do Vale do São Francisco (HU-Univasf), em Petrolina, realizou 199 atendimentos, com 14 cirurgias, 139 consultas e 46 exames e procedimentos.
A iniciativa faz parte de uma mobilização nacional que aconteceu em 45 hospitais universitários, resultando em mais de 34 mil procedimentos em todo o país. O sucesso da ação em Pernambuco contribuiu para o objetivo geral do programa. A próxima edição do mutirão já está prevista para dezembro, com a expectativa de continuar diminuindo as filas de atendimento do SUS.